terça-feira, 13 de outubro de 2009

Uma aula sobre as cores primárias...


Observe a imagem e comente esta cena que se passou em uma suposta escola. O que ela tem a nos comunicar quanto ao ensino e à aprendizagem dos alunos?
POSTE O SEU COMENTÁRIO, ATÉ A AULA DE 26 DE OUTUBRO!

Profa. Maria Teresa

7 comentários:

  1. Esta imagem me faz lembrar o texto “sobre a lição”, que ensinar é o ato de oferecer a lição e fazer com que seus alunos sejam mordidos pelo mesmo veneno, veneno do aprender. E acima de tudo construir uma relação mediada por sentimentos de troca (professor-aluno). Os alunos têm que ter liberdade e vontade de aprender, para que assim ultrapasse o texto e fazer seguir a aula por caminhos inusitados. Não existe ato de reflexão que não nos leve a constatações, descobertas, dúvidas e, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo. Portanto, a ato de refletir a lição, deve ser um ato libertador.

    ResponderExcluir
  2. Esta figura nos mostra o lado mais interessante da educação, em que os alunos apreendem e compreendem o estímulo/conteúdo que foi apresentado de uma forma única e diferente. O que nos mostra que é importante que o docente vá aberto para ouvir diferentes opiniões/respostas, pois como já disse Larrosa no texto "Sobre a Lição", a lição é como uma carta, que irá mobilizar de uma forma diferente cada indivíduo, que tem que ser livre para criar/pensar. E além disso, é possível que o professor propicie experiências muito mais ricas do que se ele obtivesse apenas uma resposta.

    ResponderExcluir
  3. Essa figura muito me faz lembrar meu estágio... em ambas salas q estou (um terceiro e um quarto ano) as professoras fazem exatamente o que a professora da imagem faz: ao introduzir um assunto novo, questiona sobre ele, faz os alunos produzirem hipóteses a respeito para, no decorrer do estudo, comprová-las ou não! O professor instiga os alunos, trabalha com observação, questionamentos... lembra-me muito uma aula de pesquisa da faculdade!

    Letícia

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Como outras colegas da turma, a figura também me remeteu ao texto "Sobre a lição", onde o autor nos fala que "uma lição é a leitura e o comentário público de um texto cuja função é abrir o texto a uma leitura comum", e o comum é definido pelo mesmo como aquilo que se dá a pensar para que seja pensado de várias maneiras

    ResponderExcluir
  6. Me lembrei também, além do texto descrito pelas colegas acima, de que o aluno, muitas vezes considerado uma tábula rasa pronto para absorver todo o conteúdo dado pela escola e de igual forma que seus colegas, não pode e não deve ser considerado assim, pois cada um entra dotado de experiências próprias e que resulta em diferentes interpretações daquil que o professor diz. Como mostra a figura, a professora diz "vermelho", o joãozinho lembra de amor, a maria lembra de telhado e o gustavo lembra de flor. Cada um trazendo um pouco de si para enriquecer o conhecimento do outro.

    ResponderExcluir