domingo, 6 de setembro de 2009

Campinas, 25 de agosto, 2009.

Caros Colegas,
Escrevemos essa carta para lhes comunicar algo que consideramos relevante a respeito da lição. A lição é como uma carta, que escrevemos e sempre esperamos por uma resposta, mas não podemos exigí-la. E ainda que tenhamos uma resposta, está não será conforme esperamos ou gostariamos que fosse, pois a lição sempre volta transformada.
Em outras palavras, do mesmo modo que escrevemos essa carta e gostariamos que vocês assimilassem conforme pensamos ao escrevê-la, pode acontecer de que cada leitor entenda de modo único e diferente.
Portanto, é importante que nós, como professores, entendemos que isso pode acontecer e já levar essa possibilidade para a nossa prática.
Não podeos passar a lição e esperar que a resposta seja única e o entendimento único de todos os alunos que compõe uma mesma sala de aula. Todos os alunos devem, sim, aproveitar a lição escolhida. Almejamos principalmente o envolvimento, participação e aproveitamento do aluno com relação ao conteúdo da lição.
Lembrando que a qualidade do que disponibilizamos, do que queremos ensinar e esperamos que nossos alunos aprendam é de interesse nosso, pois comos nós que propomos a lição, que buscamos uma lição que englobe a todos.
Não devemos carregar conosco um sentimento de obrigação, e o aluno também não, para que o sentimento de troca na amizade e na liberdade ocorra.
E o que vocês acham disso?

Atenciosamente,
Adriana
Carol M.
Helena

Laura

p.s. Mais importante do que penssamos do texto é o que esse nos leva a pensar. Ao invés de procurarmos resposta a partir do texto, devemos procurar as perguntas que esse responde.

Um comentário:

  1. Olá, meninas!
    Muito bom o que vocês retiraram do texto. Em um retorno ao mesmo, outras idéias se comporão.Uma boa lição é assim. A gente volta a ela, porque percebe que há muito ainda que ela nos pode ensinar.
    Maria Teresa

    ResponderExcluir