terça-feira, 8 de setembro de 2009

Larossa

Lendo o texto fiquei lembrando da epoca do vestibular. Como teria sido diferente a minha historia de leitura se os professores priorizassem a Lição como Larossa nos mostra. Lembro-me que ficava imaginando o que deveria responder na questão para que me dessem certo. Não buscava as perguntas que o texto me colocava, não lia com prazer.
Acho que devemos refletir sobre nossa prática e ter sempre em mente não cometer estes mesmos erros. Sejamos diferente! Este é o apelo que faço a todos vocês, pois isso pode fazer toda a diferença na historia de leitura de cada um que passar por nossas salas de aula.

A partir disto refleti também o quanto as verdades enraizadas em nós nos faz cometer erros gravissimos. Certamente estes meus professores estavam ensinando do modo como foram ensinados, achando que esta seria a unica forma de ensinar. Façamos como o porqueiro! Vamos colocar em dúvida tudo aquilo que nos parece certo, verdadeiro, pois somente assim poderemos fazer a diferença e romper com esse sistema ciclico que se repete, se repete, se repete,...

Um comentário:

  1. De fato, Dani. Seu texto revela com clareza o que acontece ainda na vida escolar de muitos estudantes, de todos os níveis de ensino. Se pelo menos eu puder contribuir em minhas aulas, para que esses quadros educacionais conservadores caiam por terra, fico feliz!
    Profa. Maria Teresa

    ResponderExcluir